6 Razões para implementar Software de Business Intelligence

6 Razões para implementar ferramentas de Business Intelligence

As ferramentas de business intelligence (BI) desempenham um papel fundamental no planeamento estratégico das organizações e são usadas com múltiplas finalidades: medir o progresso do desempenho organizacional comparado com os objetivos estratégicos, realizar análises quantitativas e qualitativas, relatórios e partilha de dados, identificar “insights” sobre cliente, e claro, informar bem o processo de tomada de decisão.

A inteligência de negócios envolve o uso de tecnologias para identificar, descobrir e analisar dados empresariais para fornecer não apenas análises atuais, como também históricas e preditivas dos dados. Isto possibilita aos decisores aceder, analisar e entender as informações fornecidas para que eles possam executar em conformidade e encaminhar bem a sua organização para o futuro.

Para transformar dados do negócio em bruto em informações úteis para potenciar resultados são necessárias ferramentas BI adequadas. Alguma vez pensou que este tipo de ferramenta poderá ser um investimento desnecessário por parte da sua empresa, à qual não acrescenta qualquer valor para a mesma? Talvez seja o momento de reconsiderar. Em ambientes altamente competitivos, a ausência de boas informações pode ser determinante para o insucesso de qualquer empresa em determinado momento. Ou porque não tomou qualquer decisão na altura que devia, porque decidiu com base em informação pouco credível, não teve “insights” corretos sobre cliente, concorrente, mercado, etc etc.

Se ainda é bastante cético, aqui estão alguns motivos que o podem fazer pensar como uma ferramenta BI pode transformar (ou ir transformando) a sua organização:

1. Fornecer Informações de forma rápida e eficiente

Muitas decisões de negócios precisam ser feitas de forma espontânea. Para garantir que está a tomar a decisão correta, é necessário aceder a informações credíveis, em qualquer momento. A informação não é apenas números num relatório ou num dashboard, mas antes o que esses números significam para a organização. A utilização do software BI fornece essas informações para ajudá-lo a obter uma vantagem competitiva.

2. Alinhamento da performance dos principais indicadores (KPI´s) com objetivos estratégicos

Quando as empresas se concentram em fazer tarefas que não estão alinhadas com sua estratégia, isso leva ao desperdício de tempo e dinheiro. Para evitar isso, é necessário estabelecer métricas que acompanhem indicadores de desempenho alinhados com a estratégia da empresa. As ferramentas BI podem ajudar nesse sentido, fornecendo as métricas para que se possa concentrar em melhorar o desempenho onde realmente importa.

3. Melhore a produtividade dos colaboradores. Integre-os numa visão alargada da própria empresa

As soluções BI permitem que os funcionários tomem decisões informadas e orientadas por dados, dando-lhes acesso a dados relevantes em tempo real. Isso permite às organizações maximizar a informação em todos os níveis e dotar os funcionários de condições para o crescimento profissional e pessoal. Ter uma força de trabalho motivada e capaz pode tornar a empresa mais competitiva. Alinhar os colaboradores com a estratégia corporativa, ajuda não apenas a melhorar a imagem e reputação da empresa, como também a lealdade e compromisso dos funcionários.

4. Poupe tempo na introdução de dados e na elaboração de relatórios

A introdução manual de dados é propensa a erros humanos, mesmo quando é copiada e colada de outra fonte. Além disso, a quantidade de tempo alocada a essa tarefa pode ser imensa. Ao usar uma ferramenta BI, é possível eliminar o tempo despendido na introdução de dados manuais e realização de cálculos. Por outro lado, as ferramentas BI também permitem geração rápida de relatórios e visualização de dados (dashboards) onde se pode ver todas as informações necessárias num só lugar em tempo real. Horas preciosas serão economizadas todos os meses.

5. Conheça (melhor) o Cliente

O melhor conhecimento dos clientes impulsiona mais e melhores vendas. É importante descobrir padrões comportamentais do cliente, tarefa que pode ser potenciada com a ferramenta BI certa. Uma presença digital mais assertiva é igualmente um requisito para as empresas, portanto, a utilização deste “expertise” para se conectar a potenciais clientes é igualmente válida, utilizando as ferramentas certas para obter informações sobre o comportamento do consumidor e identificar vias para se conectar ativamente com as pessoas para expandir as bases de dados de potenciais clientes.

É necessário identificar prioridades, relacionar a oferta com os melhores interesses dos clientes e potenciais clientes, só assim se melhorará critérios de satisfação bem como a reputação da organização no mercado.

6. Mais informação sobre o desempenho comercial da empresa e identificar áreas de controlo de custos

Uma das áreas mais solicitadas aquando a implementação de sistemas de controlo de gestão nas empresas é a área comercial. Como melhorar aspetos de monitorização relativamente às vendas, equipas comerciais, produtos mais vendidos por zonas geográficas, etc?

Uma das principais funções dos softwares BI é revelar informações sobre o departamento comercial em tempo real, só assim terá noção o quão eficientes os processos estão, o desempenho comercial das equipas de vendedores bem como identificar as áreas de atuação quando as mesmas não estão a corresponder em termos de resultados.

Outra área sempre sensível é o controlo de custos. Por exemplo, com um software BI pode fazer um controlo eficaz sobre os stocks (custos de aquisição, manutenção, registo de entradas/saídas, armazenamento).

O investimento em soluções BI deve acompanhar a estratégia de crescimento da empresa. A forma mais direta de obter retorno imediato dos investimentos tecnológicos é aplica-los nas áreas críticas para o negócio, onde a otimização de recursos e a minimização de custos operacionais podem representar ganhos reais e mensuráveis.

As organizações (Pequenas, Médias, Grandes) podem ser beneficiadas em grande escala com o uso de soluções BI, aplicável em todos os aspetos do negócio, desde o departamento comercial, passando pelo marketing, financeiro, RH, até às relações com o cliente. Precisa-se é de uma pequena pesquisa para ajudar na comparação e escolha da solução que melhor se ajusta às necessidades de determinada empresa. Com a(s) ferramenta(s) certa(s), claramente são esperados grandes avanços para organização.

Uma dica: Unique Dashboard Business Intelligence (www.rcrbusinessintelligence.com)

Autor: Ângelo Rêga (Consultor RCR) – Ver Perfil Linkedin


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *