Porquê utilizar um software Business Intelligence para transformar dados?

Porquê utilizar um software Business Intelligence para transformar dados?

As empresas lidam com uma enorme quantidade de dados sobre os seus processos internos, prospects, parceiros, fornecedores, concorrentes e clientes. Muitas vezes, é difícil aproveitar esta enorme quantidade de dados e traduzi-los para informações úteis que podem gerar lucros. Um software de Business Intelligence (BI) é a chave para que uma empresa possa operar de forma eficiente. As ferramentas BI permitem que as empresas transformem os seus dados em informações úteis que permitirão os seus negócios operar num contexto de maior eficiência e sucesso.

As ferramentas BI não são instrumentos de gestão recentes, mas têm sofrido constantes evoluções e sido alvo de grandes inovações, quer a nível de funcionalidades, quer até mesmo a nível de oferta de serviços (licenças únicas, subscrição, cloud …). O objetivo é ir ao encontro das necessidades das diferentes áreas de negócio e empresas que evoluem constantemente.

No passado, não muito distante, apenas as grandes empresas tinham acesso a este tipo de ferramentas. Hoje em dia, mesmo as pequenas empresas podem utilizar estes softwares. Estas ferramentas possuem funcionalidades de análise de dados que ajudarão estas empresas nas suas necessidades analíticas e de monitorização. É então importante a seleção das melhores ferramentas que melhor se adaptam às necessidades de determinado negócio.

Hoje em dia, as empresas podem ter ao seu dispor uma forma de extrair e analisar grandes quantidades de dados, fazendo uma boa transformação desses dados em informação de qualidade que auxiliem e informem bem os processos de tomada de decisão. Estes sistemas operacionais possuem funcionalidades que podem extrair dados para gerar análises, relatórios e dashboards que refletem o que está a acontecer numa empresa em tempo real. Informação é determinante para o desempenho da empresa como um todo.

As “software house” tendem a direcionar a sua oferta para um público alvo mais jovem. As gerações mais jovens de gestores estão mais abertas a serviços flexíveis e a ferramentas mais dinâmicas e interativas no que diz respeito à análise de dados e que não requerem grande tempo de aprendizagem. Grande parte das ferramentas de BI têm serviço mobile, aspeto valorizado pelos utilizadores uma vez que as pessoas estão cada vez mais em movimento, preferindo o acesso às suas ferramentas analíticas através de dispositivos móveis.

As empresas que desenvolvem estes softwares buscam constantemente a melhoria e a acessibilidade dos seus produtos. No entanto, em relação à acessibilidade, nem sempre foi assim, uma vez que até há pouco tempo as ferramentas BI eram caras e quase “exclusivas” para as grandes empresas. A evolução tecnológica tornou mais acessível estas ferramentas para as PME´s. E ainda bem….

Nos negócios, não é apenas o aspeto financeiro de um determinado produto ou serviço que é determinante, mas sim os “como” que vêm com ele. Como pode ser benéfico para o meu negócio? Como pode criar um impacto positivo nas operações do dia a dia da minha empresa? Como pode aumentar a minha margem? Como pode ajudar os meus funcionários a serem mais produtivos e eficientes? Como pode ajudar a minimizar ineficiências operacionais? Como posso fazer o meu ROI? Estas são questões pertinentes que podem ser respondidas pela longa lista de benefícios que uma empresa pode obter com a implementação de um software BI.

Ainda está preso na rotina?

Poderá gostar de ler o artigo “6 Razões para implementar software business intelligence

Autor: Ângelo Rêga (Consultor RCR) – ver perfil Linkedin


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *