Como calcular ROI do investimento em Projetos Business Intelligence?

ROI em projetos BI

“Return on Investment” (ROI) em projectos Business Intelligence, como calcular?

Determinar o retorno sobre investimento (ROI) emprojetos de Business Intelligence (BI) não é um processo intuitivo. Os benefícios diretos da implementação de uma solução BI muitas vezes não englobam os inúmeros benefícios indiretos que podem ser difíceis de quantificar. Além disso, os benefícios indiretos para uma empresa podem ser diferentes para outra, não havendo dessa forma nenhum modelo padrão a ser aplicado.

“ROI é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho (ou perdido) como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido num determinado projeto.”

O investimento em IT acarreta custos diretos, indiretos e relacionados. Por outro lado, os benefícios dos projetos, tangíveis e intangíveis, são muitas vezes difíceis de avaliar financeiramente, aumentando a complexidade e o desafio de calcular devidamente o ROI.

Apesar da complexidade….

Deverá o cálculo do “Return on Investment” (ROI) quando envolve Business Intelligence ser uma questão de mentalidade empresarial ou de simples cálculos financeiros?

O grande retorno em projetos BI não se traduz somente pela maior eficiência organizacional, ou otimização de tempos de trabalho, entre outras, mas sim pelo retorno evidente a nível do processo de tomada de decisão. Melhores decisões! Respostas eficazes e mais céleres sobre a envolvente da organização que nunca teriam sido feitas sem essas ferramentas.

Análise Custo Benefício de Business Intelligence:

Custos de não ter BI:

  • Dados armazenados de forma dispersa, dificultando o acesso de forma célere. Problemática da eliminação de informação chave do âmbito de análise;
  • Processos de tomada de decisão mais lentos, originados quer pela disponibilização de informação tardia quer pela informação inexistente;
  • Tempos de trabalho longos originados pela complexidade de elaborar relatórios e dashboards, além da alimentação manual de dados;
  • Maior ineficiência a nível da gestão de riscos;

Vantagens de ter BI:

  • Todos os dados disponíveis de forma célere e centralizada;
  • Integração automática de dados, melhorando tempos de trabalho e dando ênfase a tarefas chave;
  • Gestão de dashboards e monitorização de KPI´s de forma automatizada;
  • Acessibilidade em qualquer lugar, agilizando processos de tomada de decisão;

As ferramentas de Business Intelligence ajudam as empresas a descobrir ideias a partir dos dados que recolhem. As reais vantagens em última análise, advêm do processo de transformação da cultura de uma organização.

Qual é efetivamente o ROI de um projeto BI?


Poderá gostar de ler o artigo – Business Intelligence como factor diferenciador para as PME´s

Autor: Ângelo Rêga (Consultor RCR) – ver perfil Linkedin

Tenha a nossa opinião sobre como implementar uma solução BI ajustada às necessidades da sua empresa.
Fale com a nossa equipa!