A Contabilidade Como Instrumento de Gestão

A Contabilidade Como Instrumento de Gestão

Utilizar a contabilidade como instrumento de gestão, permite estabelecer a ligação entre as diversas áreas da empresa, atuando como uma ferramenta de gestão empresarial, financeira e de gestão.

Saiba como a contabilidade na gestão das empresas constitui um instrumento de gestão que permite ao gestor melhorar os processos de tomada de decisão

A geração de informação e a disponibilização de relatórios adequados e atualizados pelos serviços de contabilidade conferem a obtenção de dados reais referentes à empresa e ao seu património em tempo útil.

A Contabilidade Como Instrumento de Gestão – Introdução

Sendo a Contabilidade uma ciência social que tem como objetivo o estudo de variações, tanto qualitativas como quantitativas, que ocorrem no património de uma empresa, e devido à necessidade do acompanhamento e de controlo da evolução desse mesmo património, a contabilidade e os serviços de contabilidade fazem parte da evolução e desenvolvimento de uma organização.

Assim, a contabilidade como instrumento de gestão acaba por fazer parte integrante do ciclo de vida de qualquer empresa, até tendo em consideração, e sem qualquer dúvida, a competitividade entre empresas que está em constante crescimento. Por isso e devido à existência de novos desafios presentes diariamente, verifica-se a necessidade constante e premente de desenvolvimento e aperfeiçoamento, fazendo com que os serviços de contabilidade  sejam a base e parte integrante dessa mesma necessidade enquanto instrumento de gestão.

Como tal, e para que qualquer gestor possa ter um melhor controlo da sua empresa necessita de um instrumento de gestão de forma a obter em tempo útil dados fiáveis, informações atualizadas que auxiliem todos os envolvidos na prossecução do desempenho e resultados da empresa.

Desta forma, os serviços de contabilidade  não só se identificam com um mecanismo de identificação e de mensuração, como também de comunicação de informações tendo em vista o aperfeiçoamento dos processos para que seja seguido o melhor caminho tendo em consideração o desenvolvimento, crescimento e sucesso da empresa.

Os Serviços de Contabilidade Como Instrumento de Gestão – A Contabilidade Externa

Regulamentada por legislação específica e princípios essenciais de contabilidade, a Contabilidade Externa ou Financeira trata-se de um processo de elaboração de demonstrativos financeiros produzidos pelos serviços de contabilidade das empresas, que fornecem informações relevantes com a geração de relatórios, como output.

“Para além de constituir uma obrigação legal, manter contas anuais permite controlar a situação das empresas através do registo das receitas e despesas. Independentemente da sua dimensão, as sociedades de responsabilidade limitada que exercem atividades na UE têm de preparar um conjunto de demonstrações financeiras e apresentá-las ao repertório nacional de empresas relevante.”

Não descurando O Sistema de Normalização Contabilística (SNC), que na Base de Apresentação das Demonstração Financeiras (BADF), define as demonstrações financeiras como uma “representação estruturada da posição financeira e do desempenho financeiro de uma entidade”.

Desta forma, e através dos relatórios gerados pelos serviços de contabilidade , com a apresentação de Demonstração Financeiras, a empresa em causa, espelha o seu estado atual e os resultados alcançados, fornecendo importantes informações de gestão não só para o seu exterior, como para a própria organização e gestão interna da empresa.

Os Serviços de Contabilidade Como Instrumento de Gestão – A Contabilidade Interna

Designada de igual forma por Contabilidade Analítica, de Custos ou de Gestão, neste caso os Serviços de Contabilidade têm como objetivos desde, o registo, a classificação, o controlo, o apuramento patrimonial até à análise e interpretação dos factos e atos.

A função dos serviços de contabilidade consiste na apresentação dessa mesma informação, de forma simples e clara aos gestores da empresa, para que os mesmos detenham informações objetivas e necessárias que irão servir de suporte e orientação para a coordenação, o desenvolvimento e, caso necessário, para o aperfeiçoamento de atividades que digam respeito à administração, como elo condutor a boa gestão de uma organização.

Os Serviços de Contabilidade Como Instrumento de Gestão – Considerações

A Contabilidade e os serviços de contabilidade como instrumento de gestão, com a sua união entre a Contabilidade Externa e Interna, estabelecem a ligação fundamental e necessária para que as empresas possam atingir os seus objetivos.

A preparação dos gestores para as melhores decisões operacionais e estratégicas da organização, com o fornecimento de informação útil, simples, clara, objetiva e em tempo útil pelos Serviços de Contabilidade, contribui sem dúvida para o sucesso de gestão de uma organização.


Autor: Ernestina Sousa – Contabilista Certificada 

Gerir a sua empresa pode ficar muito mais fácil
Quer saber Mais? Clique AQUI