Qual a diferença entre Business Analytics e Business Intelligence – Parte II

monitorizar kpis business intelligence

Qual a diferença entre Business Analytics e Business Intelligence?

Neste texto gostaria de desenvolver um pouco melhor o assunto abordado na publicação Qual a diferença entre Business Analytics e Business Intelligence? – Parte I. Desenvolverei melhor o tema que se refere ao Business Intelligence do ponto de vista comercial – necessidade de informação.

  • Não é suficiente o bom tratamento de dados e a relevância das análises. Devemos ter informações úteis que são prontamente digeridas e compreendidas. Por exemplo, as gerações mais novas de gestores valorizam a capacidade de obter resposta às suas questões sem despender muito tempo em pesquisas/análises. Assim, a capacidade de apresentar os dados como informação (seja por gráficos, alertas ou outros meios) é tão importante como ser capaz de obter os dados.
  • Muitas vezes, o valor real está em obter respostas para a segunda ou terceira questão que os utilizadores colocam. Isto é, um relatório ou conjunto de análises normalmente cria mais perguntas do que respostas. O real valor pode, não necessariamente, estar em responder a essa questão em especifico, mas sim, talvez, responder a uma ou mais questões subsequentes.
  • Por vezes, o contexto espacial perde expressão no contexto da tomada de decisão, como tal, os decisores precisam ser capazes de obter informações, colocar questões complementares e obter respostas – onde quer que estejam no mundo. Business Intelligence construído para “mobile” é critico.
  • As decisões devem ser tomadas rapidamente se as oportunidades surgirem. O processo de tomada de decisão deve ser ágil. Desta forma, as análises devem ser feitas com rapidez, independentemente da estrutura de dados. Mesmo que haja sempre um fator de aprendizagem no erro, há pouco valor nas análises que nos ajudam a ver o erro que acabamos de cometer; ou porque não tínhamos informação de qualidade ou pela ausência do enquadramento ideal sobre determinada situação – “insight”.

Concluindo,

Analytics = Agilidade

No ambiente de negócios atual, não é expectável fazer “guess work” e esperar o melhor. Criar uma cultura empresarial sustentada no uso de ferramentas de business analytics em todos os departamentos ajuda as empresas a ficarem ágeis. Potencia a eficiência nos processos de tomada de decisão, melhorando aspetos de longo prazo (quais as metas a atingir = estratégia) e de curto prazo (como chegar lá = processos).


Autor: Ângelo Rêga (Consultor RCR) – ver perfil Linkedin

Saiba como um software Business Intelligence pode ter um efeito transformador na sua empresa! Seja eficaz na gestão da sua empresa, monitorize os seus KPI´s em tempo real.
SIM! Desejo obter mais informações agora!