#7 Motivos para trabalhar com Dashboards

dashboards gestão kpis empresas

#7 Motivos para trabalhar com Dashboards de Gestão

Os seus dashboards criam experiências voltadas para os detalhes mais minuciosos dos seus principais indicadores de performance?

Os Dashboards apresentam de forma estruturada um conjunto de dados que ilustram de forma dinâmica o desempenho de determinado indicador, departamento ou até mesmo da empresa como um todo. Os objetivos dos Dashboards são potencializar o conhecimento que os gestores têm da sua organização bem como aumentar a capacidade proativa de resolução de problemas. Com estes instrumentos de gestão é também possível identificar oportunidades que possam ajudar os gestores a comparar resultados e a tomar decisões rápidas e eficientes.

A utilização de Dashboards nas empresas está a tornar-se um fator bastante diferenciador no que diz respeito à aplicação de práticas e modelos de gestão modernos. Empresas orientadas para a utilização deste tipo de ferramentas estão um passo à frente das demais porque simplesmente monitorizam melhor e têm uma visão critica sobre o seu próprio negócio. Um olhar critico sobre o desemprenho operacional face aos objetivos definidos é determinante no dia a dia de uma empresa com resultados à vista no médio e longo prazo.

Quanto ao desenho dos dashboards, a simplicidade deve ser o principal foco. Não adianta ter excesso de informação, como também acresce qualquer valor um dashboards ser complexo de analisar. Os gestores precisam de “insigts” simples, claros e objetivos para visualizar problemas e oportunidades.

Apresentamos 7 motivos que devem levá-lo a implementar Dashboards de Gestão na sua empresa:

1. Melhore a Gestão dos seus Indicadores Chave (KPI´s)

É frequente encontrar gestores que não monitorizam os seus indicadores ou que sentem dificuldade em fazê-lo. Para corrigir essa disfunção, a correta utilização de Dashboards é essencial para compilar toda a informação num único instrumento de gestão gerando maior capacidade analítica e consequentemente maior capacidade em acompanhar os seus indicadores chave.

2. Utilização de Dashboards no seu dia a dia

Um dos pilares do bom controlo de gestão da sua empresa deve ser o acompanhamento disciplinado dos processos e dos seus indicadores de gestão. Nessa metodologia de trabalho a utilização de Dashboards é fundamental para o acompanhamento e melhoria dos indicadores de performance.

3. Veja a história da performance da sua empresa contada pelos seus KPI´s através de Dashboards

Os seus principais indicadores de desempenho são o veículo ideal para contar a história do desempenho operacional da sua organização. Aquando o processo construtivo do dashboard que agrega os seus KPI´s, deve-se prestar especial atenção ao seu desenvolvimento para garantir que no futuro temos uma ideia clara do que está e o que não está a resultar no nosso desempenho operacional bem como aplicar medidas corretivas “on time” de forma a manter o alinhamento com a estratégia previamente definida.

4. Introduza o fator ação nos seus dashboards

Construa um Dashboard com KPI´s detalhados e estruturados e inclua o fator “ação” para que possa claramente medir o desempenho operacional e atribuir relações aos seus objetivos previamente definidos. Quanto mais contexto e ação atribui ao KPI, mais claro é para si a informação e a certeza com que toma decisões.

5. Monitorizar para tomada de decisões imediatas

É muito importante criar cenários simples e objetivos que possam gerar conhecimento para a solução de problemas. A utilização de Dashboards ilustra a realidade de maneira simples e objetiva conferindo grande capacidade de ação. As análises de sensibilidade podem ser interessantes de serem testadas, uma vez que a utilização de toda informação para gerar conhecimento através de cenários dinâmicos pode conferir capacidade extra de antecipação de resultados e adoção de determinados comportamentos.

6. Informação organizada e análises rápidas

Organize toda a informação de forma simples e estruturada para potencializar as análises e aumentar o nível dos debates nas reuniões. Através da simplicidade da informação a gestão de riscos também será efetuada com maior facilidade, isto é, os Dashboards quando apresentam os resultados com aspetos simples de visualização permitem aos utilizadores identificar rapidamente alguns riscos operacionais.

7. Dashboards devem ser parte integrante das suas reuniões

Consolide todos os seus indicadores num número razoável de dashboards e torne as suas reuniões mais produtivas. Disponibilizando dados através de Dashboards está a potenciar a riqueza da transformação desses dados em informação de qualidade gerando conhecimento para toda a sua equipa.

Motivos para Trabalhar com Dashboards de Gestão: Considerações Finais

Para que o dashboard tenha capacidade para gerir e comunicar os dados de forma eficaz, mas também atrativa, tem de ser muito mais que um conjunto de gráfico justapostos. Os dashboards têm que ser o resultado de uma adequada estrutura de dados, da aplicação de técnicas de visualização de dados e de uma integração intencional de todos os seus elementos para um determinado objetivo.

No ambiente de negócios atual, não é expectável fazer “guess work” e esperar o melhor. Criar uma cultura empresarial sustentada no uso de ferramentas de gestão como Dashboards ajuda as empresas a ficarem ágeis. Potencia a eficiência nos processos de tomada de decisão, melhorando aspetos de longo prazo (quais as metas a atingir = estratégia) e de curto prazo (como chegar lá =processos).


Autor: Ângelo Rêga (Consultor RCR) – ver perfil Linkedin

Saiba como a sua empresa pode obter vantagens com a implementação de dashboards de gestão para monitorizar de forma mais eficaz os seus indicadores
Melhore o Controlo de Gestão da sua empresa. Deixe os seus dados, Nós ligamos de volta!