7 Dicas para fazer crescer a sua empresa de forma organizada e sustentável

gestão de empresas contabilidade

7 Dicas Sobre Como Fazer Crescer a Sua Empresa de Forma Organizada e Sustentável

Nesta publicação abordamos alguns aspetos que consideramos fundamentais no “Como Fazer Crescer a Sua Empresa de Forma Organizada e Sustentável“.

Damos especial foco à importância da elaboração de um Plano de Negócios e Estratégico para a sua empresa, permitindo-lhe um assertivo planeamento estratégico sobre a mesma. Sugerimos especial atenção à vertente operacional da sua empresa pois a mesma é peça chave no alcançar dos objetivos delineados dando ênfase à área económica e financeira, otimização de processos, passando pela diversificação e inovação, abordando ainda cenários em que é necessário considerar reestruturações em contextos adversos.

Como Fazer Crescer a Sua Empresa de Forma Organizada e Sustentável

Algo com que todos os empresários se preocupam é como fazer a sua empresa crescer de forma organizada e sustentável. Estando a sua empresa a viver o presente é extremamente importante considerar o futuro, no planeamento estratégico e consequentemente numa gestão eficiente da sua empresa e no controlo de gestão, considerando a expansão e o crescimento de forma sustentável. Confere assim a possibilidade de maior estabilidade, prosperidade e escalabilidade a médio e longo prazo, e com isso permite que seja conduzida rumo ao sucesso.

Nos dias de hoje, não obstante as adversidades, nada como considerar o planeamento com base numa estratégia assertiva de forma que a sua empresa não fique “a meio do caminho”. Focar-se no Planeamento Estratégico da sua empresa, no Plano de Negócio, no Marketing Digital, no Investimento nos Seus Colaboradores, até mesmo nas diversas áreas da gestão da sua empresa, tal como a económica-financeira, os serviços de contabilidade, a gestão de stocks, entre outros, permite-lhe reforçar os seus pontos fortes, atenuando os seus pontos fracos e considerar as oportunidades e as ameaças para a sua empresa.

#7 Dicas Sobre Como Fazer Crescer a Sua Empresa de Forma Organizada e Sustentável

1. O Planeamento Estratégico para o Crescimento da Sua Empresa

O planeamento estratégico tanto pode englobar toda a organização como focar-se numa área considerável da sua empresa.

No planeamento assentam a mensuração dos custos e das necessidades de recursos que a sua empresa terá que ter para se manter e crescer.
O principal objetivo do planeamento é estabelecer a conexão à missão, à estratégia e aos objetivos da sua empresa, que através de uma articulação em sintonia possa desenvolver um planeamento que conduza a sua empresa ao crescimento, sustentabilidade e por sua vez ao sucesso. Aliás, pode considerar-se que sem planeamento, qualquer empresa acabará por “andar à deriva”, pelo que, qualquer empresário não deve descurar o planeamento estratégico da sua empresa.

Muitas vezes as empresas procuram Serviços de Consultoria de Gestão que possuem essa preocupação e designadamente, facultando-lhes a construção de um modelo de planeamento e controlo de gestão simples, para que os empresários sejam alertados, em tempo útil e de forma simples e realista, para os problemas das suas empresas, bem como para a sua respetiva resolução, fazendo o acompanhamento dos objetivos traçados e a respetiva análise de desvios, propondo-lhe assim medidas corretivas.

2. A Importância do Alinhamento Organizacional

É importante que envolva os seus colaboradores na participação do planeamento, pois para além de contribuir para a motivação dos mesmos, é criada a oportunidade de discussão para a tomada das melhores decisões sobre a gestão da empresa, o controlo de gestão, o controlo orçamental e o futuro caminho da sua empresa.

3. A Razão de Um Plano de Negócios

O plano de negócios de uma empresa opera como uma espécie de roteiro de forma a que os gestores otimizem as suas atividades e possam alcançar os objetivos.

Assim, o plano de negócios é elaborado de acordo com as necessidades e exigências da sua empresa. Quando estruturado de forma eficaz e eficiente, torna-se capaz de demonstrar a viabilidade das operações bem como delimitar estratégias a serem prosseguidas para o sucesso da sua empresa, a médio e longo prazo.

Neste aspeto, pode contar com a proximidade da RCR, com a demonstração do negócio de forma devidamente fundamentada, que pode ser necessário, nomeadamente, para obter financiamento e para a procura de parceiros de negócio, de maneira a promover o crescimento da sua empresa de forma sustentável.

Analise a viabilidade económico-financeira do seu negócio e construa um plano estratégico com visão no futuro. Estratégico para candidaturas ao Portugal 2020. TESTE GRÁTIS AGORA!

4. A Área Económica-Financeira da Sua Empresa

Quando considera o crescimento da sua empresa e devida expansão, deve ter em consideração a sustentabilidade do seu orçamento, por isso um rigoroso controlo orçamental é sempre necessário.

A expansão da sua empresa poderá ditar por exemplo, um maior volume de compra de matérias primas, recursos humanos adicionais, um esforço adicional em termos de tesouraria, etc, e sem o devido planeamento e sem o orçamento necessário e devido controlo, a empresa dificilmente conseguirá honrar os seus compromissos resultantes de novos contratos.

Assim, uma projeção e demonstração realista dos investimentos previstos para a sua empresa, através do estudo de viabilidade económico-financeira é imprescindível, e a Consultoria de Gestão RCR não só apresenta-lhe uma Análise Económica Financeira (Diagnóstico), como confere-lhe todo o suporte. Para além disso, e para o financiamento da sua empresa, caso necessário, oferecemos aconselhamento sobre as várias soluções de sistemas de incentivo elegíveis.

Software Controlo Orçamental

Prepare detalhadamente o orçamento anual da sua empresa e execute o seu controlo mensalmente. Faça a análise de desvios e compreenda as causas que os originaram.

Teste Grátis Agora!

5. A Otimização de Processos

O fortalecimento dos seus processos internos é de extrema importância para o crescimento e expansão da sua empresa, quer da organização, da gestão de empresa, do controlo de gestão, do melhoramento do controlo orçamental, dos serviços de contabilidade, da gestão de stocks, dos seus colaboradores, entre outros, de forma a se tornem escaláveis. Isso significa que devem funcionar na perfeição para a atual situação da sua empresa, bem como a médio e longo prazo.

Dessa forma, irá precisar somente da adição dos recursos necessários para a sua expansão, tal como liquidez, equipamento, provavelmente mais colaboradores, etc… sem necessitar de remodelar todos os fluxos de trabalho da sua empresa.

6. A Diversificação e Inovação

De forma a efetuar o acompanhamento sustentável do crescimento da sua empresa, a diversificação e a inovação tratam-se de fatores cruciais pois potenciam novas oportunidades de negócio.

Investimentos através do Marketing Digital, nomeadamente através de um Plano de Marketing Digital assertivo, permite-lhe diferenciar-se face à concorrência. Permite-lhe consolidar a sua presença no mercado, atrair novos clientes através de canais diversificados, confere suporte aos atuais e futuros clientes e alarga o campo de visão estratégica da sua empresa, conferindo-lhe vantagens competitivas.

O aperfeiçoamento gerado pelas inovações pode traduzir-se em ganhos económicos, com melhor direcionamento de recursos e diminuição dos custos, que são fatores fundamentais para o crescimento sustentável da sua empresa.

7. A Reestruturação e Contextos Adversos

Crescer é aprender, saber fazer, reforçar o know-how, ter novas ideias, inovar, por isso muitas vezes para crescer é necessária uma mudança interna que potencie a competitividade, sendo até mesmo necessário a consideração de uma reestruturação em determinadas áreas de negócio que agreguem valor à sua empresa. Deverá sempre manter o seu plano flexível e aberto a atualizações periódicas potenciam a competitividade e agilizam os processos.

Enquanto gestor da sua empresa, conseguindo mensurar corretamente os seus resultados e o nível de eficiência das suas operações, torna-se mais fácil identificar que pontos precisam de melhorias e alterações.

Muitas empresas também deparam-se com contextos adversos, os quais podem inibir o crescimento e expansão, nomeadamente fatores externos, tais como as condições socioeconómicas, a concorrência, o mercado, como fatores internos a desatualização, o não acompanhamento quer de novas medidas, quer da evolução constante dos mercados. Dessa forma, os serviços de Consultoria de Gestão RCR são também adequados para cenários de necessidade de reestruturação de empresas e planos de ação integrado e de reorganização da empresa, assim como na superação em contextos adversos.

Com um Controlo de Gestão eficaz poderá melhorar os seus indicadores económicos e financeiros. Ajudamos os nossos clientes a otimizar a performance e a produtividade das suas empresas. SAIBA O QUE VAI MUDAR

Considerações Finais

Com as dicas supramencionadas, o crescimento da sua empresa de forma organizada e sustentável poderá ser alcançado.

É sempre importante o planeamento com a definição clara dos próximos passos a serem dados, de forma sustentável e assertiva bem como, a criação do plano de negócio e estratégico de forma a garantir as tomadas de decisão sobre o futuro da gestão da sua empresa e o conhecimento real do estado atual com uma demonstração realista dos investimentos previstos para a sua empresa.

Assim, saber ser, saber crescer e saber fazer conduz a sua empresa ao sucesso e pode contar sempre com o apoio da RCR que o pode ajudar a escolher o melhor caminho sempre próximo de si.


Autor: Rogério Rêga (Contabilista Certificado e Gestor de Empresas) – Ver perfil Linkedin

Quer ser mais eficaz na gestão da sua Empresa? Clique aqui AGORA!