Pesquise, encontre e contrate o contabilista perfeito para a sua empresa
Um passo importante quando equaciona a criação da sua empresa ou é gestor de uma empresa é a escolha da empresa que lhe vai prestar serviços de contabilidade. Mais importante ainda, qual o perfil que vai escolher para o seu contabilista. Pode parecer uma etapa tão simples como fazer uma simples pesquisa google com termos “básicos” como gabinete de contabilidade, entre outros, mas na verdade não é e nem deve ser.
Os contabilistas não são todos iguais. Os principais atributos diferenciadores são a qualidade dos serviços que presta e o perfil individual de cada contabilista. Estamos numa altura em que a contabilidade deve ir além da visão tradicional de funções de controlo de custos, análise das contas e resultados da organização, redução de custos e análise da estrutura de custos. Os contabilistas atualmente devem ser profissionais atualizados com uma postura diferenciadora face às exigências do mercado, deverão combinar conhecimentos financeiros com preocupações comerciais e responder às necessidades de informação dos gestores e das empresas.
Portanto, procure informações sobre a empresa (e não apenas um simples “escritório”) de contabilidade que lhe suscita maior curiosidade e aparenta maior credibilidade.
Quais os passos que deve dar para contratar o seu próximo contabilista? Passamos a enumerar…
O primeiro passo é pensar em si e na sua empresa
Os serviços gerais de contabilidade são transversais a qualquer tipo de empresa, independentemente da dimensão e setor.
Independentemente disso, antes de contratar o seu contabilista, é muito importante pensar sobre que tipo de serviço a sua empresa precisa e que serve de forma mais eficaz as suas necessidades.
Tem sempre possibilidade de optar pelo básico, o mínimo necessário para fazer a sua empresa funcionar. Existem empresas de contabilidade sempre dispostas a propor entregar o serviço básico, receber papel, tratar contabilisticamente os documentos, tratar de burocracia e pagamento de impostos.
Mas pense bem: é igualmente possível considerar a prestação de serviços diferenciados e que de facto entreguem valor aos gestores, que o ajudam a gerir melhor a sua empresa, a planear e a gerir orçamentos, potenciando crescimento e o apoio essencial na vertente estratégica da empresa. As empresas que lhe prestam este tipo de serviços de contabilidade são as que lhe vão ajudar a tornar a sua empresa mais competitiva.
Por isso, o primeiro passo é saber o que quer para sua empresa. Se um tipo de serviço tradicional, aquilo que uma simples pesquisa google lhe fornece ou um serviço personalizado, próximo de si e de valor acrescentado. A sua decisão vai-lhe direcionar com precisão para o tipo de empresa de contabilidade que vai desejar ter do seu lado.
Seguidamente deve pensar o quão próximo deseja que o seu Contabilista esteja próximo de si e da sua empresa
A função dos contabilistas deve ser orientada para uma posição de parceiro e de conselheiro de negócio para as empresas e essencialmente de proximidade com os seus clientes.
O objetivo da contabilidade deve ser auxiliar os processos de decisão das empresas. O ênfase colocado na determinação dos custos e no controlo financeiro, na redução dos desperdícios para uma utilização mais eficiente dos recursos, no fornecimento de informação ao planeamento e controlo de gestão e na criação de valor através de uma utilização eficaz dos recursos é muito importante para as empresas.
Como se consegue isto? Sendo exigente com os serviços prestados e também na relação com o cliente. Ou seja, é impossível a contabilidade funcionar a favor do cliente se o mesmo não disponibilizar atempadamente os documentos gerados para serem tratados contabilisticamente. Consequência: atraso na entrega de documentos gera atrasos no tratamento contabilístico, que por sua vez leva à falta de planeamento por parte do gestor para fazer face aos seus compromissos (pagamento de impostos) por falta de informação e adicionalmente, origina atrasos na entrega de relatórios mensais que servem de apoio ao gestor para medir o desempenho da sua empresa.
Este ciclo negativo é contrariado pela proximidade que deve existir entre o contabilista e o cliente. A solução: Insistir e reforçar laços com o seu contabilista numa relação bilateral pois só assim é possível melhorar a qualidade dos processos, simplificando-os e tornando-os mais eficientes.
Procure rentabilizar o investimento realizado na escolha do seu contabilista
O investimento realizado na escolha do seu contabilista só é rentabilizado se o profissional escolhido para ser o seu parceiro seja alguém que vá muito além do tratamento contabilístico e da personificação de alguém meramente administrativo e técnico.
O seu contabilista deve ser o seu consultor, alguém em quem você confia o desenvolvimento da sua empresa e a pessoa a quem recorre para apoiar determinadas decisões para a sua empresa.
Genericamente, estes são os problemas apontadas pelos gestores em relação às empresas de contabilidade:
- Normalmente os gestores têm a opinião que o planeamento fiscal devia ser mais eficiente. No limite, pode originar o pagamento de coimas;
- Falta de proximidade e acompanhamento (pontual ou permanente) descurando recomendações para melhorar a gestão das empresas;
- Inexistência de diagnósticos e relatórios de gestão (ou simples mapas de exploração) de forma atempada;
Estas problemáticas incentivam que os serviços de contabilidade possam ir muito além do simples tratamento contabilístico e pagamento de impostos. Os serviços de contabilidade devem ser adequados às necessidades dos gestores e acima de tudo condizentes com a expectativa das empresas em marcarem a diferença em termos da exigência para com terceiros. Se procura excelência nos serviços que presta, nos produtos que produz, na expansão a novos mercados, fornecedores e clientes de referência, porque não investir no seu contabilista?
O seu contabilista pode melhorar a gestão da sua empresa
O seu contabilista/consultor pode proporcionar-lhe melhorias na gestão da sua empresa.
Implementar sistemas de controlo de gestão advém das necessidades dos gestores em evoluir as práticas de gestão das suas empresas. Sabe quais as vantagens do controlo de gestão para a sua empresa? Antes de avançarmos na enumeração das vantagens, fica a definição do que é o controlo de gestão: o controlo é o processo que assegura que as atividades da sua empresa estão conforme o plano e que os objetivos são atingidos.
Com um Controlo de Gestão eficaz, a sua empresa poderá conseguir a melhoria dos seus indicadores económicos e financeiros.
1 – Mantenha-se informado sobre o estado da empresa
Os gestores têm que ter sempre disponível todas as informações sobre os departamentos da empresa para tomarem ações corretivas o mais rápido possível.
2 – Avalie a performance da sua empresa
A comparação de dados atuais com os previsionais, orçamentados ou históricos permite ao gestor controlar o desempenho dos diferentes departamentos.
3 – Melhore a percepção da realidade de cada departamento da sua empresa
A análise dos indicadores mais significativos para cada área estratégica da empresa permite-lhe perceber melhor o peso de cada área na execução do seu negócio.
4 – Acelere o processo de tomada de decisões corretivas
Um sistema de Controlo de Gestão deve permitir rapidamente através de relatórios de gestão, a comparação dos resultados entre períodos homólogos bem como em relação com o plano, previsões ou orçamento, para que possa corrigir os desvios verificados.
Considerações Finais
A contratação do seu contabilista é uma decisão importante para si e deve estar alinhada com a visão estratégica da sua empresa. O seu contabilista deverá ter um perfil que vá além da orientação meramente operacional. Deve ter foco estratégico e deve ser o seu principal aliado nas decisões para expandir e desenvolver a sua empresa. Resumidamente, alguém fiável, próximo e interdisciplinar.
Qual o perfil de contabilista que procura?
Autor: Rogério Rêga (Contabilista Certificado e Gestor de Empresas) – Ver perfil Linkedin